Leitora: Olá namoro há dois anos um rapaz que mora em outra cidade, aproximadamente uns 400 km da minha cidade, não nos vemos com tanta frequência, pois ambos trabalham… Eu o amo e ele também (bem é o que demosntra), temos planos de ficarmos juntos e tudo mais, porém uma coisa me incomoda muito ele às vezes gosta de sair com os amigos, vai na casa de um beber, na colação de grau de uma amiga… e isso me deixa um pouco insegura! Não gosto de certas amizades que ele cultiva, mas não sei abordar esse assunto com ele, sempre brigamos por esse motivo… Não gosto também que ele fique até de madrugada na rua, isso me incomoda um pouco, como posso conversar com ele de uma forma para não desrespeitar a sua individualidade e sem ser ofensiva, quero que ao mesmo tempo ele perceba o que eu sinto, sem achar que é coisa da minha cabeça e sem achar que estou querendo que ele afaste-se das pessoas por minha causa!
Eu acho que você está desgostando de muita coisa que ele faz. Sendo assim, acho difícil você falar sobre tudo isso que você não gosta sem parecer insegura porque é o que, tal como você mesma disse, está acontecendo!! Se você não gosta de muitos amigos, não gosta que ele saia etc, ficaria difícil ele achar que você não quer que ele se afaste das pessoas. Como você quer cortar um monte de coisa que ele faz e quer que ele não pense que você quer afastá-lo de algumas pessoas? Vamos ser sinceras: você estando certa ou errada o que você acaba querendo é que ele se afaste de algumas pessoas mesmo, né?!
Se você está com medo de falar sobre isso com ele é porque provavelmente a intimidade entre vocês não está tão em alta assim. Você está muito preocupada com o que ele vai achar e está tentando se enganar a respeito do seu objetivo, que parece ser tornar o círculo dele o menor possível e, provavelmente isso aconteça porque você está insegura e o quer bem embaixo do seu nariz. Quando nos sentimos inseguras, é normal querer que a pessoa não faça o que ela habitualmente faz ou fazia e, ser normal não significa que seja o certo. Se ele mora em outra cidade e gosta de sair, fica difícil tomar conta disso. Se ele gosta de sair e não tem você, ele acaba esperando ter outro jeito de sair, que no caso seria com as pessoas da cidade. Isso significa que a sua situação está bastante complicada porque não tem outro jeito de abordar esse assunto que não seja falando o caso com todas as palavras que ele tem direito.
Acredito ser importante pensar no quanto o seu namorado gosta de você. Mesmo que você o ame, no fundo você sabe se ele te ama também ou não. Se você realmente acredita que ele te ama, sai e não faz nada, o jeito é confiar, porém, se você acha que ele não gosta tanto assim de você e que essa saidera toda é para ficar com você e com outras (sabemos que isso também é bem comum), talvez seja melhor você repensar a situação. Tente ir mais pela sua intuição em tentar ver se você está jogada para escanteio ou está apenas com ciumes dele desnecessariamente.
É importante ver se ele sai apenas quando não tem mesmo como ficar com você (nem que seja pelo telefone), ou se ele sai independentemente de ter você ou não. Nós mulheres sabemos perceber quando um homem está realmente interessado ou quando está apenas nos enrolando e, temos que ter realismo o bastante para pensar sobre isso. Também acho importante você tentar perceber se ele realmente faz tantas coisas chatas assim ou se a chata está sendo você!! Caso você tenha CERTEZA que ele te ama e caso chegue a conclusão de que ele nem sai tão rotineiramente (você não me diz com que frequência ele sai), talvez seja melhor arrumar um jeito de tratar essa sua insegurança.
Por fim, não tenha tanto medo de conversar com o seu namorado. Vocês já estão distantes e não podem se ver tanto, perder também a comunicação seria demais. Se ele faz algo que te incomoda, fale. Mesmo que ele não goste e se sinta ofendido, é melhor do que ficar sofrendo por isso calada. Se ele nem tentar chegar em um meio termo para ficar bom para ambos, provavelmente há nessa história algum dos dois problemas vindos dele: ou egoismo extremo ou então de carência de amor por você e aí, cabe a você pensar se vale a pena aceitar isso.
Forte abraço!!